Olá, seja bem-vindo ao blog Amor de Gato, o seu espaço para aprender tudo sobre os seus felinos favoritos e outros pets. Hoje vamos falar sobre um assunto que intriga muitos donos de gatos: por que os gatos amassam pãozinho? Você sabe o que significa esse comportamento tão fofo e peculiar dos bichanos? Então, continue lendo este artigo e descubra 7 motivos que explicam por que os gatos amassam pãozinho!
O que é amassar pãozinho?
Amassar pãozinho é o termo popular usado para descrever o movimento que os gatos fazem com as patas dianteiras, alternando-as para frente e para trás, como se estivessem amassando uma massa de pão.
Esse gesto costuma ser acompanhado de ronronados e, às vezes, de mordidas ou lambidas no objeto ou na pessoa em que o gato está amassando.
De onde vem esse hábito?
Os gatos adquirem esse hábito bem filhotes, ainda recém-nascidos, ao mamar o leite da mãe. O movimento estimula a produção de leite, por isso, já é possível ver gato amassando pão desde bebê.
Dessa forma, amassar o pão para gatos acabou se tornando o símbolo de um momento agradável e seguro ao lado da mãe.
Por que os gatos continuam amassando pãozinho na vida adulta?
Muitos gatos mantêm esse comportamento na vida adulta, mesmo sem precisar mais mamar. Isso pode ter vários motivos, que vamos explicar a seguir:
1. Para demonstrar felicidade
Gatos felizes parecem amassar pãozinho para mostrar que estão contentes. Os gatos costumam fazer esse movimento enquanto são acariciados ou quando se aconchegam em um local confortável para cochilar.
Seu gato também pode amassar pãozinho no seu colo para mostrar amor e contentamento, e depois se acomodar para uma soneca e até ronronar.
2. Para relembrar a infância
Amassar pãozinho também pode ser uma forma de os gatos relembrarem a infância, quando mamavam na mãe e se sentiam protegidos e satisfeitos. Por isso, alguns gatos ainda tentam morder ou mamar no objeto ou na pessoa em que estão amassando, como se fossem filhotes novamente.
3. Para marcar território
Os gatos são animais territoriais, que gostam de deixar seu cheiro nos lugares onde vivem. Eles têm glândulas odoríferas entre os dedos das patas, que liberam um odor imperceptível para os humanos, mas reconhecível para outros gatos.
Assim, quando eles amassam pãozinho em um objeto ou em uma pessoa, eles estão marcando território e dizendo que aquilo é deles.
4. Para se acalmar
Amassar pãozinho também pode ser uma forma de os gatos se acalmarem em situações de estresse ou ansiedade. O movimento repetitivo das patas pode ter um efeito tranquilizador para os bichanos, assim como o ronronar.
Por isso, alguns gatos podem amassar pãozinho antes de dormir ou quando estão assustados com algum barulho ou movimento.
5. Para alongar os músculos
Outro motivo pelo qual os gatos amassam pãozinho é para alongar os músculos das patas e das costas. Os gatos são animais muito flexíveis e ágeis, que precisam manter seus músculos em forma para correr, saltar e caçar. Amassar pãozinho pode ser uma forma de eles se prepararem para essas atividades ou relaxarem depois delas.
6. Para ajustar a temperatura
Os gatos são animais que gostam de calor e conforto. Por isso, eles podem amassar pãozinho em objetos macios e fofinhos, como cobertores, travesseiros ou almofadas, para ajustar a temperatura e criar um ninho aconchegante para dormir.
Eles também podem fazer isso em pessoas que estejam usando roupas quentes ou que tenham uma temperatura corporal mais alta.
7. Para expressar o cio
Por fim, um motivo pelo qual os gatos amassam pãozinho é para expressar o cio. Os gatos no cio costumam ficar mais agitados e vocalizam mais, além de se esfregarem em objetos e pessoas. Eles também podem amassar pãozinho como uma forma de chamar a atenção de possíveis parceiros ou de se preparar para o acasalamento.
Como lidar com o hábito de amassar pãozinho?
Amassar pãozinho é um comportamento natural e saudável dos gatos, que não deve ser reprimido ou punido. Pelo contrário, deve ser visto como uma forma de os gatos se comunicarem e expressarem seus sentimentos. No entanto, alguns cuidados podem ser tomados para evitar que esse hábito cause desconforto ou danos para os donos ou para os objetos.
- Mantenha as unhas do seu gato aparadas, para evitar que ele arranhe você ou suas roupas ao amassar pãozinho. Você pode usar um cortador de unhas próprio para gatos ou levar o seu bichano ao veterinário ou ao pet shop para fazer esse procedimento;
- Ofereça brinquedos ou objetos macios e confortáveis para o seu gato amassar pãozinho, como caminhas, arranhadores ou pelúcias. Assim, ele vai ter opções variadas para satisfazer seu instinto e não vai se apegar apenas a um objeto ou a uma pessoa;
- Esterilize o seu gato, para evitar que ele entre no cio e fique mais propenso a amassar pãozinho. A castração é um procedimento simples e seguro, que traz vários benefícios para a saúde e o comportamento dos gatos, além de prevenir a superpopulação e o abandono de animais;
- Respeite o espaço e o tempo do seu gato, e não force interações quando ele não quiser. Alguns gatos podem amassar pãozinho apenas quando estão sozinhos ou em locais tranquilos, e não gostam de ser incomodados nesse momento. Outros podem amassar pãozinho em você, mas não gostam de ser tocados ou pegos no colo. Observe os sinais do seu gato e deixe que ele decida quando e como quer amassar pãozinho.
Pronto! Agora você já sabe por que os gatos amassam pãozinho!
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você entender melhor o seu felino. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre por que os gatos amassam pãozinho, deixe um comentário abaixo.
E se você quer saber mais sobre os seus felinos favoritos e outros pets, continue acompanhando o nosso blog Amor de Gato. Até a próxima!
Leia também: